facebooktwitter

Exponor Portugal

Q U E M   S O M O S

EXPONOR – Feira Internacional do Porto é uma instituição de sucesso comprovado na realização de feiras internacionais, cuja experiência na organização de eventos remonta a 1856.

Foi o primeiro organizador português de feiras certificado pela APCER com a Norma da Qualidade ISO 9001 e é um dos poucos a nível internacional a ostentar este reconhecimento.

Possui delegações em diferentes pontos do globo e realiza mais de 50 feiras anuais de diferentes sectores de atividade na Europa, África e América do Sul, às quais acorrem anualmente milhares de expositores e de visitantes.

EXPONOR pertence a uma das entidades de maior notoriedade no país, a Associação Empresarial de Portugal – Câmara de Comércio e Indústria fundada em 1849. É membro da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry desde 1991 e atualmente 17 das suas feiras ostentam o selo de garantia UFI. A EXPONOR é, também, membro fundador da Associação Portuguesa de Feiras e Congressos.

EXPONOR – Feira Internacional do Porto dispõe da maior área para eventos de Portugal, administrando a organização de feiras num total de 100.000 m2 de superfície coberta de exposição, 60.000 m2 no recinto da EXPONOR e 40.000 m2 no EUROPARQUE, localizado em Santa Maria da Feira.

O parque de exposições da EXPONOR encontra-se nas imediações do Aeroporto Internacional do Porto, a escassos 5 minutos do centro urbano, sendo servido por uma moderna rede de estradas e dispondo de transportes públicos.

V I S Ã O

Ser a principal plataforma de negócios de Portugal e do Noroeste Peninsular.

M I S S Ã O

Organizar feiras, congressos e eventos reconhecidos pela excelência dos serviços, contribuindo para o sucesso dos clientes.

P O L Í T I C A  D E  Q U A L I D A D E

É política da empresa posicionar a qualidade na vanguarda da atividade que desenvolve, aprimorando ou desenvolvendo soluções capazes de satisfazer as necessidades e as expectativas dos seus clientes.

Pretendemos desenvolver os processos adequados para concretizar a missão da empresa, cumprindo os requisitos legais em vigor e envolvendo de forma ativa os nossos parceiros de negócio, com vista a fornecer produtos e serviços cuja qualidade seja reconhecida pelos nossos clientes.

A empresa considera a gestão das competências e a motivação dos seus colaboradores como um fator determinante para o sucesso da organização, contribuindo para uma maior eficácia dos processos e para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. A responsabilidade social da empresa evidencia-se através da criação de valor, do comportamento ético assumido em todas as áreas de intervenção e do apoio a projetos e instituições representativos da comunidade.

H I S T O R I A

EXPONOR – Feira Internacional do Porto é parte integrante da Associação Empresarial de Portugal – Câmara de Comércio e Indústria (AEP), organismo fundado no Porto, como Associação Industrial Portuense, em 1849 por José Vitorino Damásio e outros homens de negócio da região.

A experiência da AEP na organização de feiras data de há 150 anos. A AEP promoveu a primeira feira industrial em 1857. Quatro anos mais tarde, foi responsável pela Exposição Industrial do Porto de 1861, que teve lugar no Palácio da Bolsa do Porto, contando com oito halls e galerias que exibiam o estado-da-arte da produção industrial de então.

Mas foi em 1865 que a Associação revelou o seu verdadeiro talento para exposições ao organizar a Exposição Industrial Internacional do Porto e da Península, no recinto de ferro e vidro do Palácio de Cristal, construído especificamente para o efeito. A Exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro, contou ainda com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 ingleses, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos da América e Japão.

Ao longo dos anos, as atividades da Associação foram incluindo a organização e a participação em inúmeras feiras no Porto, em Lisboa e nas colônias portuguesas do tempo.

Em 1964 foi criado um departamento próprio para a realização de certames industriais. No período compreendido entre 1968 e 1986, realizaram-se 74 exposições às quais ocorreram 5.200 expositores e quase 2 milhões de visitantes. Estes certames decorreram no recinto do Pavilhão dos Desportos que, entretanto, sucedeu ao antigo Palácio de Cristal.

Em 1987 é inaugurada a EXPONOR em Leça da Palmeira com 20.000 m2 de área coberta, fruto de uma parceria entre a Associação e o Gabinete Portex. Três anos mais tarde, assistiu-se à primeira fase de expansão, com a ampliação do centro de congressos e a construção de mais um pavilhão.

O ano de 1991 marca a adesão da EXPONOR – Feira Internacional do Porto à UFI (Union des Foires Internationales), principal instituição internacional do sector das feiras e exposições. A EXPONOR passa a organizar certames fora de Portugal em 1998, com as primeiras feiras em Ourense (Galiza, Espanha) e na Cidade da Praia (Cabo Verde).

Nos últimos anos, o espetacular crescimento verificado no número de feiras e na área exposicional ocupada obrigou a EXPONOR a crescer e a levar a cabo numerosos programas de melhoria e alargamento do espaço físico. Em 1995, a abertura do recinto do EUROPARQUE, veio melhorar a oferta de espaços modernos e de qualidade para a realização de grandes eventos.

Num período crescente de globalização das economias e atendendo a que as relações entre o Mercosul e a União Européia assumem um papel cada vez mais significativo, a EXPONOR não podia deixar de dar resposta aos desafios do futuro. Neste contexto, constituiu-se em 1999 a EXPONOR BRASIL com sede na cidade de São Paulo, dedicada à organização de feiras e exposições na América do Sul. Neste país, a EXPONOR está a apostar na realização de feiras dos sectores da gastronomia, nomeadamente vinhos e azeite, aviação, mobiliário e decoração, têxtil-lar, ourivesaria e relojoaria, construção e obras públicas, climatização, domótica e indústria elétrica e eletrônica.

É também em 1999 que a EXPONORFeira Internacional do Porto inicia a implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, que acabou por merecer a certificação pela norma ISO 9001 conferida pela APCER em Agosto de 2001. Desta forma, a EXPONOR tornou-se o primeiro organizador de feiras em Portugal a poder ostentar este galardão e num dos primeiros a nível mundial.

EXPONOR, em conjunto com os dois principais organizadores de feiras nacionais, funda em 2002 a Associação Portuguesa de Feiras e Congressos. A APFC surge da convicção da importância que a atividade das feiras tem para o desenvolvimento econômico do país, nomeadamente no apoio à internacionalização das empresas nacionais, captação de investimento estrangeiro e os ganhos diretos e indiretos para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos os respectivos espaços.

Atualmente, a EXPONOR possui delegações em diferentes pontos do globo e realiza mais de 50 feiras por ano, dos mais diversos sectores de atividade, possibilitando a empresas de diversos países não só a expansão dos seus negócios – mediante a divulgação internacional de produtos, equipamentos, serviços e novas tecnologias -, mas também a oportunidade de contratarem diretamente com a realidade de outros mercados.

O  R E C I N T O

O recinto EXPONOR é o maior parque de exposições português com 60.000 m2 de área coberta de exposição. Acolhe anualmente cerca de 50 feiras especializadas, recebendo milhares de expositores e visitantes nacionais e estrangeiros.

Trata-se de um empreendimento moderno dotado de todas as infra-estruturas e facilidades ao nível dos mais altos padrões internacionais. Posicionando-se como o espaço ibérico de maior performance no que respeita à internacionalização, a EXPONOR tem-se revelado como o centro de feiras e exposições por excelência dos setores industriais de todo o noroeste da Península Ibérica.

Constituída por uma área total de 200.000 m2, dos quais 60.000 cobertos, amplos parques de estacionamento, centro de congressos e salas polivalentes e dotada de todos os requisitos de conforto, a EXPONOR se apresenta como o local adequado à realização de feiras e eventos.

Entre as diversas facilidades que disponibiliza contam-se serviço de telecomunicações, banco, caixa eletrônico, bares e restaurantes, agência de viagens, Clube de Apoio ao Expositor (com serviços de comunicação e secretariado VIP), posto médico, tabacaria, ponto de táxi, segurança, bombeiros e Clube Juvenil.

Para além de tudo mais, a EXPONOR é também um «espaço certificado» já que as empresas que gerem as feiras, os congressos e os serviços técnicos são todas empresas certificadas pela norma da qualidade ISO 9001:2000.

  • Print
  • email
  • Facebook
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn